Grupo Pestana adota solução Cloud de e-commerce

A Create IT ajudou o Grupo Pestana a responder aos desafios de crescimento e internacionalização com a migração dos seus portais e infraestruturas para a Cloud. O Grupo Pestana é, atualmente, um dos maiores grupos de hotelaria portugueses. A sua cadeia hoteleira, Pestana Hotels & Resorts, conta com 87 unidades e cerca de 10 mil quartos.

Download reportagem publicada no jornal IT Channel

Download do eBook sobre o projeto

O Desafio

O Grupo Pestana pretendia criar "o melhor e o mais inovador website de uma cadeia hoteleira em todo o mundo". Foi este o pedido feito à Create IT, empresa que é Gold Certified Partner da Microsoft. Mas este era um desafio com diversas exigências subjacentes, conforme explica Nuno Guerra, sócio fundador da Create IT. "Além do crescimento continuado da operação do Grupo Pestana a nível nacional, havia ocrescente volume de tráfego e de negócio gerado pela operação internacional, a crescente competição entre canais ao nível do turismo em geral e ao nível da hotelaria em particular. Verificava-se, também, a crescente utilização de dispositivos móveis por parte dos internautas". A todas estas dimensões acresceu ainda o lançamento de uma nova imagem e uma nova abordagem no que à marca Pestana Hotel Group diz respeito, com a criação de diversas "Hotel Brands".

"Tendo em consideração o crescimento continuado da operação do Grupo Pestana a nível internacional, tornou-se de particular relevância a agilidade com que o Grupo disponibiliza a infraestrutura tecnológica de suporte a uma nova unidade, independentemente da localização geográfica da mesma", explica. Era necessário garantir um serviço de excelência ao nível do acesso dos públicos-alvo associados ao mercado ou unidade em causa. No que toca à competição entre canais de distribuição, tornou-se essencial melhorar a relação dos clientes do Grupo Pestana com a marca, potenciando a sua maior fidelização. No que diz respeito à crescente utilização de dispositivos móveis, tornou-se cada vez mais essencial utilizar uma abordagem omni-channel.

A Solução

Por forma a facilitar a utilização dos portais do Grupo por visitantes oriundos de diversas geografias, que representam já aproximadamente 80% do total dos acessos, a Create IT implementou no Grupo Pestana uma solução focada em duas migrações para a Cloud: por um lado, da infraestrutura dos Portais Pestana; por outro, dos portais de e-commerce, tendo sido selecionada a plataforma Microsoft Azure, em modelo IaaS (Infrastructure-as-a-Service).

Ao todo, foram migrados os cinco portais do Grupo: Pestana Hotels & Resorts; Pousadas de Portugal; Pestana Priority Guest; Pestana Travel (portal para agências) e Pestana Corporate (portal para empresas).

A migração, que incluiu os sites web, sites mobile e apps, veio assim permitir uma escalabilidade com custos controlados e uma gestão simplificada. A nível da infraestrutura a mudança permitiu otimizar a capacidadede resposta dos portais mesmo em alturas de overload de acessos. Segundo João Machado, Diretor de Sistemas de Informação do Grupo Pestana, "o projeto consistiu na disponibilização de uma plataformaque não criasse limitações ao desenvolvimento global do Grupo. A utilização da Microsoft Cloud - Windows Azure, associada ao know-how da Create IT, permite a distribuição geográfica, estabilidade e crescimento que o Grupo pretende ter em termos tecnológicos".

Nuno Guerra, por sua vez, acrescenta que "a gestão centralizada e simplificada do back-office permitiu uma diminuição dos custos operacionais na gestão da plataforma". A solução implementada é uma solução híbrida, que utiliza o Microsoft SharePoint 2013 combinado com a plataforma Windows Azure e que, simultaneamente, se integra com múltiplos sistemas, entre os quais o Opera Reservation System, o SAP, o Microsoft CRM e com diversos canais de distribuição e meios de pagamento. Esta integração com estes sistemas internos colocou alguns desafios, "que exigiram muito trabalho do ponto de vista de engenharia de software".

Os Resultados

O Grupo Pestana possui hoje uma solução que suporta o negócio em termos globais, "conseguindo disponibilizá-la de forma ágil nas localizações geográficas mais relevantes para a operação", nota Nuno Guerra. "Através desta nova solução, foi possível diminuir para cerca de metade o tempo de carregamento das páginas a partir de mercados como o Brasil, que se encontra em franco crescimento. Adicionalmente, a disponibilização de uma nova unidade hoteleira na plataforma ou mesmo a disponibilização de um novo site para um mercado e/ou língua específica é efetuado num prazo muito curto. Produzidos os conteúdos, é uma questão de alguns dias e a solução está completamente disponível, quer no que diz respeito aos sistemas de suporte ao negócio quer no que diz respeito à plataforma de e-commerce". Em termos de resultados, o Grupo Pestana conseguiu aumentar o rácio receita vs volume de tráfego nos seus sites.

Com esta implementação, a Create IT foi finalista dos European Microsoft SharePoint Awards, na categoria de "Most Innovative Cloud Solution".

As nossas equipas estão inteiramente à disposição para qualquer esclarecimento, informação e/ou agendamento de reuniões.