A Solução
A nova versão do BizTalk Server foi implementada seguindo um processo iterativo, de duas em duas versões, cumprindo um conjunto de ações pré-acordadas de levantamento, execução da migração, testes em qualidade e produção. «Adicionalmente, a documentação de todo o procedimento, garantiu um go-live com downtime reduzido e total sucesso», explica Tiago Oliveira, Responsável Técnico da Create IT.
O Microsoft BizTalk Server é um sistema de middleware que permite às empresas automatizar a execução e o workflow dos processos de negócio através de adaptadores que interligam os diferentes softwares utilizados.
Este esquema sumariza as fases do projeto:
O processo de implementação foi complexo, como é normal na atualização de soluções com 10 anos de diferença (BizTalk Server 2006 para BizTalk Server 2016). Mas a experiência e know-how da Create IT e o forte compromisso e envolvimento da Unicre, garantiram que a execução decorresse com grande sucesso, tendo cumprido totalmente o plano acordado com satisfação de todos os intervenientes.
A implementação teve início em fevereiro de 2018, tendo demorado cerca de 10 semanas e envolvido 3 elementos da Create IT e 4 da Unicre. A nova versão do BizTalk Server está a ser utilizada sem qualquer ocorrência reportada até ao momento.
A Create IT teve um papel ativo ao longo de todo o projeto, desde a consultoria até à implementação técnica, testes e formação. Esta última permitiu à Unicre ganhar autonomia para a gestão e manutenção da solução adotada, tal como era seu objetivo.