Novo portal da Ordem dos Advogados com assinatura Create IT

Novo portal da Ordem dos Advogados com assinatura Create IT
Novo portal da Ordem dos Advogados com assinatura Create IT

A Create IT foi selecionada pela Ordem dos Advogados para, num projeto de grande parceria e trabalho próximo, desenvolver o seu novo portal web. O desafio passava por criar um website que representasse uma extensão ativa da Ordem dos Advogados, que proporcionasse uma excelente experiência de utilização aos profissionais da área, e que unisse informação, serviços e pessoas.

Para tal, a Create IT efetuou um exaustivo diagnóstico e levantamento de requisitos para ultrapassar todas as dificuldades associadas ao website antigo, nomeadamente em termos de rapidez no acesso à informação, capacidade de interação entre os utilizadores e a plataforma, e facilidade de leitura/navegação independentemente do dispositivo de acesso (desktop, tablet ou telemóvel).

Com uma imagem moderna e uma abordagem centrada no envolvimento com a comunidade de advocacia, o novo website apresenta como principais características:

  • Dinamismo: website que vai muito além de uma mera presença institucional, passando para uma estratégia relacional
  • Aproximação: website interativo, promovendo a relação mais próxima com os utilizadores
  • Comunicação ativa: website que envolve os utilizadores numa comunicação bidirecional

De acordo com Elina Fraga, Bastonária da Ordem dos Advogados, “O novo website e as novas funcionalidades permitem à Ordem dos Advogados comunicar de forma mais eficiente com os/as Colegas, podendo estes/as interagir também com a sua Ordem com mais rapidez, designadamente inscrevendo-se online nas formações ou eventos, participando em inquéritos, personalizando as agendas e recebendo as newsletters e publicações apenas sobre as temáticas em que manifestem interesse. Queremos ser cada vez mais o canal privilegiado de acesso fácil e simples à informação que os nossos Colegas precisam, em qualquer altura e em qualquer lugar.”

A área reservada do website foi também otimizada para uma melhor experiência de utilização, designadamente no que respeita às ferramentas indispensáveis ao exercício da atividade profissional. Outra das mais importantes inovações foi o investimento num motor de pesquisa com capacidade reforçada para agilizar a procura de informação (legislação, jurisprudências e pareceres da Ordem dos Advogados).

“A Create IT e a Ordem dos Advogados trabalharam como uma única equipa, numa verdadeira relação de parceria, sendo um projeto em que a Ordem dos Advogados mostrou uma disponibilidade e capacidade de resposta que permitiram desenvolver o website com toda a agilidade e qualidade. De destacar ainda o profissionalismo da ISOBAR, empresa responsável pelo design, que desempenhou um papel crítico no look-and feel e na usabilidade do website”.

Para garantir que os entregáveis correspondiam sempre ao pretendido e recolher feedback contínuo da Ordem dos Advogados, a Create IT utilizou a metodologia Scrum, com 3 sprints. A fase 1 do projeto está terminada e o website encontra-se online em www.oa.pt. Inicia-se agora a fase 2 focada no desenvolvimento de serviços que visam melhorar e facilitar as tarefas diárias dos profissionais da área da advocacia.

 

Trabalhar com a Create IT tem sido um desafio para nós. Muitas das soluções que apresentam superam as nossas expectativas e abrem novos caminhos que ainda nem sequer tínhamos equacionado.

Luis Ferreira, Director IT da Ordem dos Advogados